Página inicial > Português > América Latina > BRASIL - Campanha "Carta a Lula"

BRASIL - Campanha "Carta a Lula"

quinta-feira 6 de julho de 2006, postado por Dial

A Comissão pastoral da Terra, Cáritas, Serviço Pastoral do Migrante, Repórter Brasil, AATR, Pastoral Rural & Sintagro da Bahia, CDH de Açailândia (MA) e de Araguaína (TO) lançam uma campanha ’carta a Lula’ sobre a questão do combate ao trabalho escravo no Brasil. Essa campanha correrá por três meses, até as eleições brasileiras de outubro. O texto está no fim da mensagem.
Para enviar o texto ao Presidente do Brasil, clique no link https://planalto.gov.br , selecione [fale conosco] e cola o texte da carta. Depois de enviada a mensagem, o remetente recebe mensagem pedindo confirmação de autenticidade: para confirmar, clique no item " Para confirmar sua autenticidade "

Texto da carta ao presidente:


Exmo Sr. Luis Inácio Lula da Silva

Presidente da República

Palácio do Planalto

BRASÍLIA - DF - 70.150-900

Brasil

Exmo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil,

Juntamos nossa voz ao clamor internacional pela efetiva abolição do trabalho escravo no Brasil. A escravidão por dívida permanece, flagelando grupos entre os mais vulneráveis da população rural brasileira. Em 11 anos, foram libertados 20 mil escravos, explorados no desmatamento da Amazônia, no roço de pasto, na produção de carvão vegetal para a siderurgia ou nas lavouras do moderno agronegócio. Cerca de 250 casos são noticiados por ano, envolvendo 8 mil trabalhadores, de um total anual estimado em até 40.000. Os esforços para eliminar essa vergonha - que começaram em 1995 e deram um salto a partir do início do seu governo - não alcançaram os resultados prometidos. Mais de 600 proprietários rurais foram flagrados com escravos neste período, mas nenhum está na cadeia, nenhum teve a propriedade confiscada e muitos reincidiram (apesar da implementação de sanções financeiras inovadoras, através de processos trabalhistas ou da “lista suja” das fazendas flagradas com escravos, criada por seu governo).

Avaliamos que o Estado brasileiro não está conseguindo cumprir a contento os compromissos que firmou dentro (Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo) e fora do país (Convenções da OIT e da ONU ou o Acordo de Solução Amistosa com a OEA no Caso José Pereira). Por isso, aguardamos que o senhor junte-se a nós para cobrar urgentemente:

 do Poder Legislativo: a aprovação do projeto de emenda à Constituição que prevê, em benefício da reforma agrária, o confisco das terras de escravistas. E que o Congresso assuma as demais reformas legais definidas nos compromissos assinados;

 do Poder Judiciário: uma definição do Supremo Tribunal Federal sobre a competência de quem deve julgar o crime de “trabalho análogo ao de escravo” - se a Justiça Federal (como manda a Constituição) ou a Justiça comum (como reza uma jurisprudência velha e contestada). A persistente indefinição tem garantido a impunidade de quem comete esse crime. Além disso, a imediata confirmação, também pelo STF, do princípio constitucional da desapropriação de imóveis rurais que descumprem sua função social trabalhista ou ambiental, começando pelo caso emblemático da fazendeira Cabaceiras (PA).

 do seu Governo: não só o empenho na adoção das medidas acima citadas, mas também na implementação de políticas efetivas de geração de emprego decente, de ampla reforma agrária e de apoio à agricultura camponesa, priorizando assim, além da segurança alimentar, a inclusão social e a dignidade no campo.

Com a sociedade, brasileira e mundial, continuaremos apoiando os esforços de quem combate a escravidão, mas ao mesmo tempo, denunciando e cobrando mudanças, negando nossos votos aos escravistas e seus cúmplices e nos recusando a comprar mercadorias produzidas nas senzalas contemporâneas.

Respeitosamente

[Nome / Data / Local]


ABRA O OLHO PARA NÃO VIRAR ESCRAVO! Campanha contra o Trabalho Escravo no Brasil

Comissão Pastoral da Terra - Cáritas - Serviço Pastoral do Migrante - Repórter Brasil
AATR , Pastoral Rural & Sintagro Bahia - CDH Açailândia MA e Araguaína TO

As opiniões expressas nos artigos e comentários são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não representam, necessariamente, as opiniões da redacção de AlterInfos ou de Dial. Comentarios injuriosos o insultantes serán borrados sin previo aviso.

Mensagens

  • Olá!
    Carissimos colegas, venho com um assunto totalmente diferente, mas tenho a esperança que talvez vcs possam me ajudar.
    Meu nome é Karina Nascimento, tenho 27 anos e desde que acabei meus estudos sonhava em cursar uma faculdade da minha cidade Santos, qdo eu passava por ela meu coração disparava e me dizia q um dia chegaria minha chance, e como sou uma pessoa de fé não desisto nunca, luto enquanto eu tiver vida.
    Em 2004 surgiu minha esperança e um inicio de sonho que poderia ser concretizado, lançaram o projeto escola da Família do estado de São Paulo, onde trocariamos nossos serviços prestados a comunidade aos finais de semana com horário integral, aos sábados e domingose em troca teriamos nossa bolsa da Faculdade, assim universitários como eu que não tem condição financeira pra bancar os estudos, pode realizar o sonho de se formar e se sentir gente como todos, podendo ter uma profissão descente.
    Meu sonho estava sendo realizado até o primeiro semestre desse ano 2006, qdo recebi uma noticia triste, para mim muito triste pq era meu sonho se formar nessa Faculdade q desde pequena mexia comigo a Faculdade de Educação Física de santos (FEFIS), fiquei sabendo q ela não iria mais entrar num acordo com o Estado diretamente com esse projeto onde nos dava o direito de trocar nossos serviços por uma bolsa, automaticamente me mandaram parar de frequentar o projeto e aguardar, para ver onde iriam me colocar.
    Então resolvi mais uma vez correr atrás do meu sonho, e lutar com minhas únicas armas, procurar um emprego no qual me de o suficiente para pagar minha condução e meus estudos, pq eu sempre sonhei em me formar nessa Faculdade, formei meus amigos professores e alunos, ja estava com orientador, sobre minha tese e de uma hora pra outra ser retirada de um sonho que falta apenas 1 ano e meio para ser concretizado, isso não é justo, nem comigo e nem com meus colegas que nesse momento devem estar desesperados como eu, me derramando em lágrimas, perguntando pra Deus pq isso meu Deus, será que nós pobres não temos o direito de sonhar e concretizar?
    Eu gostaria que isso ou seja minha história caisse nas mãos de uma autoridade, de preferência do nosso presidente da República, que enche o peito e diz que olha sempre por seu povo.
    Então eu peço por mim e por centenas de universitários, nos ajude a realizar nosso sonho, não nos deixe acreditar q tudo esta acabado, ou q tenhamos q sair do local onde formamos um vinculo afetivo e sonhamos em nos formar.
    Pergunto isso é justo? Não ganhamos uma bolsa, pelço contrário trabalhamos por ela.
    Por favor amigos, seja quem for tente mandar essa carta pra alguem que possa nos ajudar, eu peço encarecidamente não leiam e apague e sim nos ajude.
    Mostre que vcs tem coração, e ajude nós alcançarmos nossos sonhos.
    Desde ja agradeço a atenção, gostaria que essa carta fosse espalhada, até que chegasse onde mas desejamos, em um cristão que possa dar a solução.
    Meu nome é KARINA NASCIMENTO, meu telefone é (13) 9142-6617 / 3463-9819/ 3299-2883/3299-4834 meu email é: karina-tkd chez hotmail.com

    • Olá Amigos!
      Como sempre falo, quem tem fé tem tudo.
      MInha carta acima era um grito se Socorro, então Deus me ouviu, consegui um jeito d concluir minha Faculdade de Educação Física na FEFIS mesmo, eles ficaram comovidos e deixaram todos os bolsistas continuarem o curso pq estavamos muito perto de encerrar.
      Essa etapa da minha vida foi vencida, Graças a Deus, como sempre aconselho meus próximos,jamais desistam de seus sonhos, por mais q eles pareçam impossiveis, lute e jamais perca a esperança.
      Minha maior batalha está sendo pra conseguir um Emprego na minha área, na verdade até fora da minha área tá dificil.
      Todos finais d semana leio jornais, anúncios de classificados, tendo a esperança de ser chamada para algum, mas mesmo quando se tem uma entrevista, vem dezenas de pessoas tentando uma vaga como eu, e aí a experiência fala mais alto, bem que hoje em dia tá funcionando o lance maior é Q.I.
      (quem indique).
      Meu presidente, gostaria q vc me respondesse algo.
      Pq as pessoas formadas com nível universitário no Brasil é tão dificil ingressar no mercado d trabalho?
      A cada busca q faço, vejo centenas de pessoas com Bacharel e Licenciatura, lutando por uma oportunidade.
      Que País é esse, q queremos viver dignamente e não temos como nos sentir assim pq nos falta nossos direitos.
      Emprego, Cultura, Educação, Lazer, esporte, q eu saiba é direito d todos os cidadãos.
      Onde vai parar nosso País, nas mãos dos EUA?
      Ou será q algum dia teremos uma competência maior, onde será oferecido por direito tudo q necessitamos pra nos tornarmos brasileiro orgulhosos, e dizer tenho Emprego, ganhei dignidade.
      E aí sim, tentar uma moradia e pagar as contas em paz, com honestidade.
      Lula, pq é tão complicado acreditar q os pobres no Brasil vão ter seus direitos, e realmente teremos um governo q nos olhe?
      Sempre fui do lado do povo, e vejo q não é grande coisa lutar sozinha, pq muitos aceitam calados sem desabafos, eu sou uma cidadã q gosto d lutar por meus direitos.
      Na política todos nos procuram, através de cartinhas, apertos de mãos, e fala fala, após a campanha nos ignora e pede para os seus assessores fingir q não é possivel falar, com o politico, e foi graças ao nosso voto q ele se posiciona no local onde deveria ter realmente um ser lutando pelo povo.
      Gosto muito da Politica, o q eu não gosto é dos Políticos q chegam onde estão por nossa ajuda e depois nos ignora como se fossemos uma mosca.
      Que País é esse?
      Vc acha q está governando certo?
      Acha q é possível os Brasileiros serem felizes, sem ter de onde tirar seus sustentos e pagar suas contas pra viver dignamente?
      Me responde Presidente LuLa.
      Mais uma vez eu: Karina Nascimento
      cel:(13) 91426617

    • oi senhor presidente meu nome e deise sou casada e tenho 2 filhas estou p/ ser despejada da casa onde eu moro ,por ser tratarde um terreno da uniao federal.
      mas eu sou brasileira e nao tenho p/ onde ir e justo a uniao federal tirar uma familia de sua residencia , que paga seus empostos e jogar na rua?
      sei que o senhor pode ate nao ler essa mensagem mas eu tentei salvar minha familia as chuvas ja colocou tantas pessoas na rua mas e um fenomeno da naturaza eo governo vai fazer isso comigo?
      por favor sei que o senhor esta p/ vir aqui na inalguraçao do viaduto de nova iguaçu e da faculdade federal estarei aqui te esperando e ja aguardo a resposta...... um abraço de uma eleitora que confiou e votou no senhor e que ainda confia deise miqueloti maciel

Uma mensagem ou comentário?

moderação a priori

Este fórum é moderado a priori: a sua contribuição só será exibida após ser validada por um administrador do site.

Quem é você?
Sua mensagem

Para criar parágrafos, basta deixar linhas em branco.