Portada del sitio > Português > América Latina > Agência Carta Maior

Agência Carta Maior

A Carta Maior é uma publicação eletrônica multimídia que nasceu por ocasião da primeira edição do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2001, em Porto Alegre. A escolha da data não foi casual. Os princípios editoriais que norteiam nosso trabalho estão afinados, entre outras coisas, com o ideário que anima o movimento internacional que deu origem ao FSM. Nosso compromisso é contribuir para desenvolver um sistema de mídia democrática no Brasil e, de modo mais amplo, trabalhar pela democratização do Estado brasileiro, pelo fortalecimento da integração sul-americana e de todos os movimentos que lutam pela construção de uma globalização solidária.

Ao completar quatro anos de vida, em 2005, a Carta Maior conquistou o respeito não apenas do público leitor, dos movimentos sociais, da comunidade acadêmica, de importantes setores da política e de governos nacionais e dos profissionais da área (inclusive da grande imprensa), mas se tornou uma referência obrigatória de cobertura e análise jornalística crítica de fatos e movimentos ignorados ou distorcidos pela mainstream media.

A Carta Maior é hoje constituída por uma equipe de nove jornalistas fixos (cinco em São Paulo, dois na sucursal de Brasília, um na do Rio de Janeiro e um na do Rio Grande do Sul), além de uma equipe técnica e administrativa de 12 profissionais responsáveis pelo desenho, programação e manutenção da página da na internet. Contamos ainda com um time de mais de 20 colaboradores fixos e mais de uma centena de flutuantes, que se revezam na cobertura de pautas sociais, políticas, econômicas e culturais. Entre os colunistas e colaboradores, estão nomes de destaque da intelectualidade brasileira e internacional, como os sociólogos Emir Sader, Boaventura de Sousa Santos e Francisco de Oliveira, o economista Paulo Nogueira Batista, o cientista Político José Luís Fiori, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, Ignacio Ramonet, Luiz Gonzaga Belluzzo, Flávio Aguiar, Bernardo Kucinski (licenciado), Marcio Pochmann, Maria Rita Kehl, Francisco Teixeira, Carlos Eduardo Carvalho, Juarez Guimarães, Moacir Gadotti, Mauro Santayana, Gilberto Maringoni, Leonilde de Medeiros, Faustino Teixeira, Venício Lima e Enio Squeff, entre outros.

Atualmente, a Carta Maior ? reproduzida por uma centena de ve?culos informativos de entidades e organiza??es sociais e acad?micas. Al?m disso, tem uma parceria com a de not?cias italiana ANSA.

Especializada em temas como direitos humanos, meio ambiente, política, economia e movimentos sociais, um dos principais focos da Agência, em função mesmo de sua origem, é o processo Fórum Social Mundial. Produzimos uma média de 200 matérias por FSM e cerca de 50 nos fóruns temáticos, regionais e preparatórios. Ao longo destes últimos quatro anos, fomos constituindo aquele que seja possivelmente o maior acervo de vídeo e texto relativo ao processo FSM. A maior parte destes textos está publicada em português, inglês e espanhol.

Temos a convicção de que a tarefa estratégica de democratização da mídia não pode se restringir à esfera nacional. O novo mapa político que começa a se desenhar na América Latina, com a eleição de governos progressistas no Brasil, Argentina, Venezuela e Uruguai, abre novos e desafiadores espaços para a tarefa de democratizar a mídia no continente. Afinal de contas, um verdadeiro processo de integração latino-americana passa, entre outras coisas, pela construção de uma rede de comunicação que ajude a diminuir as distâncias entre nossos povos e culturas e mostre a natureza comum de muitos dos problemas sociais que caracterizam nosso continente. Acreditamos que esse trabalho é possível e, cada vez mais, necessário.

http://www.cartamaior.com.br